Curso de Teologosofia

Teologosofia não é uma doutrina, nem uma ciência, mas apenas uma método de estudo e especulação.

Ela se diferencia da Teologia, pois esta encontra suas respostas nas letras da Escritura, em última instância. Quando a percepção da realidade se choca com o que está escrito, o teólogo opta pela palavra registrada. Fundamentado na Sola Scriptura, essa forma de interpretação da realidade cerra o estudante em uma visão de mundo limitada. Isso porque ele já não consegue enxergar além da letra e, por causa disso, corrompe, inclusive, o significado profundo do que encontra escrito. Apesar de ser uma forma segura de estudar, conduz o homem a paradoxos inssolúveis e a contradições irresolvíveis.

Mesmo assim, a Teologosofia não é como a Filosofia, que busca as respostas apenas na razão natural, optando por esta quando as palavras das Escrituras parecem contradizê-la. Mesmo parecendo que essa forma de especulação seja mais fiel à realidade, ela ignora as falhas da razão e a capacidade humana de criar mecanismos lógicos que enganam o próprio pensador.

Teologosofia, enfim, é o método de estudo que, baseado na razão natural e ns Escrituras, busca a explicação para suas indagações. Quando aparece uma contradição ou divergência, ainda que aparentes, entre ambas, esse método opta pela suspensão do juízo. Age assim, porque acredita que, se há uma inconciliação entre a razão e as Escrituras é porque a razão falhou ou a interpretação do texto foi equivocada. O que o método teologosófico jamais faz é aceitar a percepção racional contra a Palavra ou aceitar a Palavra sem a compreensão racional.

Porém, mesmo o método teologosófico reconhece que há porções reveladas que não são imediatamente compreensíveis. Porém, isso é diferente da ilogicidade ou da contradição com a realidade. Com a suspensão do juízo em relação a tais trechos, o estudante teologosófico assume uma posição de espera em relação à compreensão plena da revelação.

Este método evita, assim, o letrismo, que é a defesa da fé baseada unicamente em palavras escritas, sem qualquer confirmação na percepção ou na razão, e também a heresia, que é defesa de artigos de fé sem qualquer fundamento na palavra revelada.

No entanto, Teologosofia não é apenas um método, mas também uma forma de enxergar a existência. O pensador teologosófico não pretende, jamais, criar realidade, mas simplesmente a aceita como ela se apresenta. Seu papel é tentar decifrá-la e, por fim, absorvê-la. Convicto que a verdadeira espiritualidade se encontra na razão que se abre para a compreensão das verdades superiores, ele se dedica a conciliar essa mesma razão com as Escrituras, que ele entende como verdadeira revelação divina.

Algo semelhante talvez seja feito com os tomistas e neo-tomistas, em sua chamada Teologia Natural, com a diferença que eles sempre partiram das Escrituras, usando a razão na tentativa de confirmá-las. Para a Teologosofia, no entanto, não se deve partir apenas das Escrituras, nem apenas da razão, mas de qualquer uma delas que se apresente ao problema especulado.