Objetivos do NEC

É evidente que as pessoas estão cada vez menos intelectualizadas. Pensadores de todas as épocas reclamaram da futilidade e da alienação do povo. Porém, nos dias atuais, com a massificação da estupidez e a facilidade que a mídia fornece para a propagação de sua tagarelice, os níveis de ignorância chegam ao absurdo.

Os cristãos, por serem indivíduos inseridos nessa mesma sociedade estupidificada, também sofrem com as mesmas quedas culturais que todos experimentam. Ainda que tenham, à sua disposição, todos os fundamentos que possibilitam o crescimento intelectual, pois é o cristianismo a base da civilização ocidental, a força contrária da incultura é evidente.

Então, o que testemunhamos, a despeito da quantidade e disponibilidade de informações à disposição das pessoas, é o império da superficialidade. Isso fora e dentro das igrejas. Entre cristãos e não cristãos.

Diante disso, ciente de sua vocação, o NEC tem por objetivo principal fornecer os instrumentos materiais e intelectuais para que seus alunos possam refletir e compreender a realidade. Sendo estimulados ao conhecimento, tendo seus imaginários expandidos e instigados à reflexão, estarão mais aptos a enxergar a existência desde um patamar superior, podendo compreendê-la de uma maneira muito mais ampliada.